Blog Chega Aí - Ação da Apae no Jardim Norte promove conscientização sobre o autismo - Shopping Jardim Norte

Logotipo Shopping Jardim Norte
Blog Chega Ai Imagem máscara para o banner
 

Home » Blog Chega Aí » Ação da Apae no Jardim Norte promove conscientização sobre o autismo

Logotipo flor jardim norteBlog Chega aí

Ação da Apae no Jardim Norte promove conscientização sobre o autismo
 

29 | MAR

Ação da Apae no Jardim Norte promove conscientização sobre o autismo

O Shopping Jardim Norte e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promovem uma ação pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta segunda-feira, 2 de abril, em todo o mundo. A partir das 9h30, integrantes da associação realizam a entrega de material educativo sobre a doença. A ação acontece próximo à Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Alameda de Serviços do Shopping Jardim Norte.

O Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se definem sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. A tríade é responsável por um padrão de comportamento restrito e repetitivo, mas com condições de inteligência que podem variar do retardo mental a níveis acima da média.

Um estudo divulgado pelo Center of Deseases Control and Prevention, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que uma criança a cada 100 nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados revelam um aumento no número de casos de autismo em todo mundo. Até há alguns anos, a estimativa era de um caso para cada 500 crianças. Com isso, estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado. As pesquisas ainda revelam que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas.

O tratamento para o Transtorno do Espectro Autista envolve profissionais multidisciplinares, por meio de intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e comunicação. Cada paciente é avaliado e tem um programa específico a ser seguido, de acordo com suas necessidades. Alguns dos profissionais envolvidos no tratamento são: psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.

Sobre a Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Nesse tempo a Organização acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência. 


 
 
 

Logotipo flor jardim norteBlog Chega aí

Confira tudo o que acontece no Jardim Norte! Chega Aí!

Fique por dentro

Fique por dentro | Deixe seus dados e receba nossas novidades.

Cadastre seu e-mail e receba nosso Newsletter.

Acompanhe nossas redes sociais

© 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo ABX Gestão
 
Logotipo da agência ato interativo