Blog Chega Aí - Jardim Norte recebe exposição de desenhos do interno mais antigo do Educandário Carlos Chagas - Shopping Jardim Norte

Logotipo Shopping Jardim Norte
Blog Chega Ai Imagem máscara para o banner
 

Home » Blog Chega Aí » Jardim Norte recebe exposição de desenhos do interno mais antigo do Educandário Carlos Chagas

Logotipo flor jardim norteBlog Chega aí

Jardim Norte recebe exposição de desenhos do interno mais antigo do Educandário Carlos Chagas
 

05 | JAN

Jardim Norte recebe exposição de desenhos do interno mais antigo do Educandário Carlos Chagas

O interno mais antigo do Educandário Carlos Chagas, instituição beneficente que atua há 85 anos em Juiz de Fora, expõe, pela primeira vez, seus desenhos no Shopping Jardim Norte. José Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Juca, tem 56 anos de idade e foi levado para o Educandário com um dia de vida, quando foi separado de seus pais, que tinham hanseníase. Desde então, com a ajuda da equipe do Educandário, Juca vem desenvolvendo seu dom pela arte. Com seus desenhos, feitos com giz de cera, ele conta histórias, expressa sentimentos e compartilha sua visão de mundo. A exposição entra em cartaz no dia 10 de janeiro, no Espaço Cultural do Shopping Jardim Norte, ao lado da Praça de Eventos, no piso L1.
 
A trajetória de vida de Juca revela um importante capítulo da história da saúde no Brasil. Na época em que ele nasceu, os filhos eram tirados dos pais portadores de hanseníase, que, por desconhecimento da sociedade sobre a doença, eram levados para os leprosários. Em 1949, o isolamento forçado dos hansenianos virou lei federal, que vigorou até 1986.
 
"É mais uma exposições muito significativa para nós, que já recebemos, nesse um ano e meio, mais de dez mostras de arte dentro do shopping. Poder trazer essa exposição para o Espaço Cultural do Jardim Norte, onde circulam milhares de pessoas todos os dias, reforça o trabalho que temos realizado nesse último ano, abrindo espaços para os artistas locais, e é uma importante forma de inclusão social", avalia a gerente de marketing do Shopping Jardim Norte, Karinny Gréggio.
 
O Educandário Carlos Chagas é uma instituição civil assistencial que nasceu com o objetivo original de acolher, manter e educar crianças e adolescentes carentes, em situação de abandono, com prioridade aos filhos de hansenianos ou de qualquer outra doença. Após uma reformulação das políticas da instituição, em 2009, a prioridade passou a ser o atendimento às pessoas com deficiência física, mental e intelectual, especialmente as em situação de abandono, somente para pessoas adultas, não mais atendendo crianças e adolescentes em regime de abrigo. Entretanto, a instituição ainda mantém um programa de primeiro emprego e de aprendizagem profissional com instituições de Juiz de Fora, além de parceria com creches assistenciais. Hoje o Educandário Carlos Chagas abriga 26 acolhidos.
 
 
Literatura desenhada
 
A exposição com os trabalhos de Juca faz parte do projeto "Literatura desenhada", promovido pelo Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Ademir Romualdo de Oliveira, a Praça CEU de Benfica. O projeto tem o objetivo de valorizar as práticas da leitura e da produção artística espontânea nos diversos públicos. Após serem expostos no Shopping Jardim Norte, os desenhos de Juca ficarão em exposição na sala de leitura do CEU (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 5.899).
 
"Através de uma visita ao Educandário Carlos Chagas, conhecemos o trabalho de desenho do Juca e fizemos uma curadoria dos trabalhos, a fim de criar uma relação com a temática do projeto do CEU, que abrange ilustrações de personagens de histórias ou de autores da literatura geral, inspiradas em poesias, cenas de passagens de romances, crônicas ou contos, ou qualquer texto escrito que faça parte da literatura", explica o coordenador geral do CEU, André Noronha. Cada desenho de Juca é acompanhado de um texto correlato. "O objetivo da exposição é valorizar a prática da leitura e da produção artística espontânea. Além, claro, de trabalhar a inclusão, visibilidade das ações e valorização de todos os assistidos", finaliza André.
 
A Praça CEU de Benfica é um equipamento urbano responsável por promover esporte, cultura e lazer, fomentando a inclusão social e a cidadania. Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Juiz de Fora, a unidade completa três anos em março e encontra-se plenamente consolidada como um complexo de recursos e equipamentos destinados a atender a população, principalmente da Zona Norte, região em que se concentra a parcela maior da população do município. 
 
Neste equipamento, usuários de todas as idades encontram diariamente serviços e atendimentos diversos. Além de 14 oficinas regulares de arte e cultura, a unidade disponibiliza uma estrutura com quadras (coberta e de areia), pistas de caminhada e de skate, academia ao ar livre, biblioteca, infocentro, cineteatro, bicicletário, banheiros e vestiários, entre outras estruturas. Todas as atividades ofertadas na Praça CEU são gratuitas.
 
O Centro é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com a Organização Social Associação Cultural Arte e Vida (Acav).
 

 

Fotos

 
 

Logotipo flor jardim norteBlog Chega aí

Confira tudo o que acontece no Jardim Norte! Chega Aí!

Fique por dentro

Fique por dentro | Deixe seus dados e receba nossas novidades.

Cadastre seu e-mail e receba nosso Newsletter.

Acompanhe nossas redes sociais

© 2018. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Logotipo ABX Gestão
 
Logotipo da agência ato interativo